segunda-feira, 25 de maio de 2015

Rossi lidera o campeonato com apenas 3,2% de voltas na liderança

Mugello será a sexta rodada da temporada e marca o primeiro terço do campeonato, um campeonato bastante aberta neste momento e com quatro pilotos lutando pelo título. Algo que não é visto por muitos anos.

Após os primeiros cinco eventos do campeonato e você pode começar a tirar as primeiras conclusões, é conhecido por todos. Valentino Rossi esta no melhor nível de sua carreira e totalmente focado em vencer e conquistar sua décima coroa. Jorge Lorenzo está de volta no seu melhor e depois de vencer duas corridas consecutivas com confiança, um estado que costumava ser fatal. Andrea Dovizioso e Ducati fizeram o salto para ser competitivo em todas as corridas, apesar de não ter ganho ainda. E Marc Márquez passa por uma fase irregular, mantém a sua montaria espetacular e é letal nas classificatórias, mas na corrida não está a alcançar os resultados de seus dois primeiros anos na MotoGP.

Já foram disputadas cinco corridas e agora o equilíbrio é a favor de Valentino, que com duas vitórias e cinco pódios domina. Jorge Lorenzo, depois de ter falhado na busca pelo pódio nos três primeiros eventos conquistou duas vitórias consecutivas, dominando do início ao fim com o martelo no modo pleno funcionamento. A Yamaha está mostrando um momento excepcional , que vai bem em todos os circuitos e agora parece ser mais equilibrada do que a Honda , que está pagando o excesso de poder na máquina. A Ducati agora parece uma RC213V.

A eficácia de Valentino


Se olharmos friamente números de Rossi a eficácia é muito elevada, enquanto o domínio de Lorenzo é incontestável. Nas cinco corridas que jogamos até agora tem havido 123 voltas. De que as ordens dadas , Lorenzo passou primeiro a linha de chegada com um total de 70 vezes (57%), enquanto Marquez fez 40 vezes (32,5%). Entre eles levaram cerca de 90% das voltas disputadas. No outro extremo, Valentino tem sido um líder em apenas quatro voltas, de 3,2% , mas foram os dois últimos do Qatar e Argentina , que deu a vitória e 25 pontos para o saco. Até Dovizioso levou mais voltas do que Rossi, nove, 7,3% do total, mas a Ducati, ao contrário dos outros três candidatos à coroa, ele nunca conseguiu levar a última volta.

Tabela de voltas na liderança de cada corrida:
GPPilotoVoltas como liderTotal (%)
QatarDovizioso5
QatarLorenzo15
QatarRossi2
AustinDovizioso49 (7,3%)
AustinMárquez17
ArgentinaMárquez2340 (32,5%)
ArgentinaRossi24 (3,2%)
JerezLorenzo27
Le MansLorenzo2870 (57%)
Total4123123 (100)
A pista de Mugello é muito rápida e marca o fim do primeiro terço da temporada e pode ser um importante ponto de mudança no campeonato.

Se Rossi vence o italiano vai dar um golpe em cima da mesa com a reação de seu companheiro de equipe, provar que todos os sentimentos positivos do início da temporada são mantidos e que é o principal candidato ao título desta temporada. Vale, vencendo em casa seria uma moral e confiança, além de conter a escalada de Lorenzo.

Como sera o capacete desse ano


Se Lorenzo vence será a sua terceira vitória consecutiva, aumentara a sua confiança e apontara para o líder, de pé e sem dúvida, um dos candidatos óbvios para o título. Em Mugello Jorge sempre corre bem, mesmo na época passada, o seu pior momento esportivo, ele foi capaz de ser competitivo e terminar em segundo para jogar com Marquez durante toda a corrida. Este ano, como se trata de topo da forma física e mental, e a Yamaha funcionando como um relógio, parece muito difícil que não vai somar a vitória. E se ele fizer isso será um golpe para seu parceiro de equipe.



Se Marquez vence a "crise" na RC213V da Honda será um foguete e tudo voltará ao normal. Marc ganhou uma corrida este ano. Mas era competitivo no Qatar na Argentina e em Jerez. Em Losail ele pagou um começo muito ruim. Termas caiu enquanto lutava com Rossi pelo primeiro lugar. E em Jerez correu com um dedo operado. A Honda só precisa de uma vitória para tudo voltar ao normal e ano passado ela ganhou em Mugello. Uma vitória também ele voltaria novamente para lutar pelo campeonato.



E cuidado a equipe Ducati Borgo Panigale preparou uma surpresa para Mugello. Italiano é o circuito de referência, onde eles testam e treinam. Antes de Jerez Dovizioso e Andrea Iannone realizaram alguns testes privados em que 'voou' literalmente na estrada. Isso pode torná-los muito competitivos, ele podem lutar pela primeira vitória.


21 comentários:

  1. esse papo de crise na honda não me desce, o fausto "colou" uma matéria sobre isso lá no blog dele...estão fazendo de tudo pra mostrar que mm93 não vence por causa da moto...já estou imaginando uma vitória do mm93 em mugello, o que não será nada anormal, o auê que a imprensa vai fazer sobre o new idol...

    ResponderExcluir
  2. imagina se o cara não tá animadão pela próxima corrida...

    @lorenzo99 2 minHá 2 minutos

    Podio en Mugello los 6 últimos años! / 6 podiums the last 6 years in Mugello! @YamahaMotoGP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ser difícil segurar o Martelo99 em Mugello. Ninguém tem o retrospecto do cara nesta pista. Vai voar e sumir na frente, pode apostar.

      Excluir
  3. Quanto a matéria, isso acontece por conta do estilo de cada piloto. Rossi não costuma largar em boas posições, logo precisa ganhar terreno na corrida. MM já parte da 1ª fila, mas como não larga bem, precisa ganhar terreno em corrida, assim como o Rossi. Lorenzo tem um estilo diferente dos dois, quase sempre larga na 1ª fila e gosta de liderar no início das corridas, daí o maior nº de voltas na frente.

    ResponderExcluir
  4. A pista de Mugello é fantástica, a melhor de todo calendário junto com barcelona na minha opinião.

    Lorenzo pode sumir na frente se Rossi largar na 3ª fila e Marquez perder posições no inicio, se não for isso, não aposto nenhum pouco nisso. E outra, se lembrem, há Dovizioso que vai apostar tudo para tentar ganhar nessa corrida e se tiver ritmo semelhante ao de Lorenzo, vai engolir na reta. Para mim, promete uma corrida eletrizante do inicio ao fim. Quem vencer vai ser uma prova de força p/ apontar ou voltar a briga pelo titulo.

    Aguardamos !

    ResponderExcluir
  5. Olas! Vai fechar o 1o. terço de 2015, é cedo pro resto. Em 2013 nesse ponto DP era o líder e JL o que mais venceu, e deu o formiga kk. / Em 2014 foi 12 a 0 nas 12 1as., e um chororô de que a Honda era melhor. Decerto a Yamaha tá vencendo apenas pq agora é a melhor? BALELA forte! As fábricas lutam entre si! As equipes lutam entre si! E os pilotos idem e com as armas que tem! Discordo que Rossi esteja no 'melhor' da forma, mentira isso; ele tá é regular, não larga na frente nem anda na frente; foi por isso que Hayden conseguiu o caneco dele. / Marquez já fez o melhor que todos dessa bagaça, venceu 2 canecos em 2 anos de 1000cc; isso é melhor que Stoner e JL em 7 anos, e VR e DP em 9 anos.
    Muita água vai rolar até a 18a. etapa ))))))))))))))) Vou de Dovi/Duca, haha.
    -------------
    Essa F1 tá uma palhaçada kkkk, só 1 carro anda. E esse Hamilton, que cara de bunda, tá chorando pq? Tragam Senna de volta por favor # !!!.

    ResponderExcluir
  6. Fala galera Pitlane00!

    Boa matéria..., penso mais ou menos assim também. Já comentei algo parecido, mas ainda continuo achando que em Mugello, Marc não vai levar.

    Tow com o Emers. Acho que vai dar Dovi e também aposto em uma corrida eletrizante.

    Lorenzo deve largar bem como sempre, não sei se conseguirá sumir...

    Marc deve largar mal como sempre, mas acho que vai buscar a vitória como um louco, não descarto levar um tombo....

    Rossi no papel de come quieto, pelas beiradas e bem devagar..., vai batalhar pela vitória ou apenas pódio, a depender do desempenho do Loro..

    Dovi e Ianone, devem infernizar os três e posso estar enganado, mas acho que se não errar na escolha do pneu, leva Mugello.

    Tô achando que aquela reta vai fazer a diferença nesta etapa...

    Grande abraço aê pessoal!

    ResponderExcluir
  7. A ducati só tem esse motozåo que Vcs tanto falam, porque tem 12 motores a sua disposição, portanto ela pode fazer o que Yamaha e ronda não podem , aumenta a potência ao maximo do seus motores. Yamaha e Honda só tem 5 motores a sua disposição pro ano todo, por isso tem que dosa a potência deles pra durarem até o final da temporada.

    ResponderExcluir
  8. A ducati só tem esse motozåo que Vcs tanto falam, porque tem 12 motores a sua disposição, portanto ela pode fazer o que Yamaha e ronda não podem , aumenta a potência ao maximo do seus motores. Yamaha e Honda só tem 5 motores a sua disposição pro ano todo, por isso tem que dosa a potência deles pra durarem até o final da temporada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marco Antonio Ribeiro25 de maio de 2015 às 17:52

      Wagner, se voce verificar no site oficial da motogp, a Ducati sempre teve mais motor que a Yamaha, desde 2003, para facilitar pegue a pista de Mugello que tem a maior velocidade do campeonato todos os anos a Ducati foi em media de 5 até 15 km mais veloz que a Yamaha esse ano esta somente 8 na media.

      Excluir
    2. Marco Antonio Ribeiro25 de maio de 2015 às 18:11

      Fiz um resumo pegando em consideração apenas Mugello e os anos que a quantidade de motores era a mesma para Yamaha e Ducati apenas em 2009 a Yamaha teve mais motor que a Ducati.

      2003 Loris CAPIROSSI DUCATI 332.4

      2003 Marco MELANDRI YAMAHA 324.2


      2004 Loris CAPIROSSI DUCATI 341.1

      2004 Valentino ROSSI YAMAHA 339.0

      2005 Carlos CHECA DUCATI 337.1

      2005 Valentino ROSSI YAMAHA 330.8

      2006 Loris CAPIROSSI 333.5
      2006 Valentino ROSSI YAMAHA 329.3

      2007 Alex BARROS DUCATI 323.1
      2007 Valentino ROSSI YAMAHA 311.2

      2008 Marco MELANDRI DUCATI 330.8
      2008 Valentino ROSSI YAMAHA 324.4

      2009 Valentino ROSSI YAMAHA 342.3
      2009 Mika KALLIO DUCATI 335.1

      2010 Nicky HAYDEN DUCATI 343.4
      2010 Colin EDWARDS YAMAHA 330.9

      2011 Hector BARBERA DUCATI 335.7
      2011 Jorge LORENZO YAMAHA 327.8

      2012 Valentino ROSSI DUCATI 346.9
      2012 Ben SPIES YAMAHA 344.8

      2013 Michele PIRRO DUCATI 343.8
      2013 Cal CRUTCHLOW YAMAHA 339.5

      Excluir
    3. * Olas, não entendi Ribeiro haha;; Ducati começou em 2003 na motogp e titulou 2007. Honda (2002)/2003/06/11/13/14. Yamaha 2004/05/08/09/10/12. Placar de 6 a 6 a 1 (na era 4 tempos).
      Se a corrida fosse em retas acha que H e Y não venceriam tb? Os japas fazem motos pra vencer em circuitos com curvas )))) não avisaram a Duca ainda? E no wsbk a kawa (japa tb) tá dando um banho kk. / A coisa é ingrata, resta o Dovi quebrar todos tabus duma vez - arrasar a japonesada, mostrar que não é só Stoner, e deixar JL e VR construir muros haha. Até o DP vai ficar feliz. //abraçs//

      Excluir
    4. Marco Antonio Ribeiro25 de maio de 2015 às 20:56

      Emers não estou discutindo sobre a melhor moto e sim sobre motor a Ducati sempre teve motor potente não é merito de vantagens das regras atuais, antes eu dizia que a Yamaha era uma moto sem motor e a Ducati um motor sem moto, agora tudo mudou o motor da Ducati sempre foi superior devido as valvulas desmodromicas que pra mim são superiores as pneumaticas e mais baratos tanto que os levam para motos de produção, isso seria impossivel as japas fazer com as pneumaticas.

      Excluir
  9. Vai ser de arrepiar essa, Marques ganhou ano passado não? Para mim continua favorito, Lorenzo muito forte, corrida na casa da Ducati, complicado afirmar quem ganha. Torcida pelo Dovi ou Iannone, vai que rola,ou nas pior Lorenzo, para quebrar o Marques de vez esse ano.

    ResponderExcluir
  10. Como falei semana passada, na minha opinião, se largar bem, Rossi leva, não vai deixar o Lorenzo escapar nem a pau. Se se classificar na terceira fila pra trás, está despachado, é do Lorenzo.
    Dovi em Le Mans acompanhou o ritmo do Lorenzo mais da metade da prova, mas a Ducati queima o pneu dianteiro se andar muito forte do início ao fim. Por isso, no final, Dovi tem sempre um descréscimo de rendimento. Como dificilmente vão ter corrigido esse problema, creio que não vença, embora vá ter minha torcida.
    Pela minha torcida, daria Dovi - VR - Loro.
    Pela razão, só arrisco dizer dps da classificação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo c vc tbm acho mas não podemos esquecer de jogar com o MM nessa equação, vai vir mais forte c certeza...o problema de ritmo em corridas de 2014, Rossi não tem mais, lembra? ele tava quase jogando a toalha pensando em parar, devem estar muito contentes dai vc soma que nesse ano fizeram ótimos trabalhos nos setups de corrida dele... só na classificatórias que estão mal ainda, perde feio da turma do loro de qqr forma ainda tem muita corrida pela frente, precisam buscar isso....apesar de que o controle eletrônico de largada da Yamaha é disparado o melhor da categoria, isso vem salvando o italiano quando larga de trás pena que o JL tbm tem kkkk...

      Excluir
  11. Exato Alexandre concordo com vc. Se VR largar bem, no meu ver não vai ter pra ngm. Ele leva a corrida para casa. Ele tá esperando para voltar a ganhar em mugello. No momento é o cenário ideal para ele.

    Fazer previsão apenas depois da qualificação ou se destaca alguém com ritmo alucinante mas não creio nisso.

    ResponderExcluir
  12. Marcão, também acho as válvulas Desmodrômicas mais legais e mais aplicáveis que as pneumáticas, queria que mais gente as usasse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marco Antonio Ribeiro26 de maio de 2015 às 03:13

      Smeagol parece que não é algo facil trabalhar com essa tecnologia a Ducati tem Know How pois trabalha com as desmo desde sua linha basica de produção (por isso consegue arrancar de um bicilindrico na Panigale 205cv potencia de 4 cilindros) no final dessa materia na grande premio fala algo sobre as desmodromicas
      http://grandepremio.uol.com.br/motogp/noticias/guia-motogp-2015-com-gp15-ducati-tenta-reencontrar-caminho-do-podio-e-comeca-temporada-como-sensacao

      Excluir
  13. rossi tem que torcer para o dia estar bem quente, obrigando os pilotos a andarem de pneus duros, fora isso já era

    dá Sparta em 1º, mm93 em segundo e rossi em terceiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pneus serão decisivos. Coincidência ou não, nas últimas corridas em que o Loro ganhou, todos estavam com o mesmo pneu. O que Duzera disse procede. O tempo em Mugello é muito quente, isso dará ao Rossi a possibilidade de andar de "duros na traseira" (aiiiiii, ele adooooora !!!), já o Lorenzo não é bom de pneus duros.

      Excluir