Um estudo no qual se baseia a nova legislação da Califórnia, diz que circular de moto pelo corredor é relativamente mais seguro para motociclistas – ainda mais seguro que ficar apenas atrás dos carros. O estudo da Universidade da Califórnia em Berkeley avaliou 6.000 colisões de trânsito envolvendo moto entre junho de 2012 e agosto de 2013, dos quais apenas 1.000 desses acidentes envolveram motos que circulavam pelo corredor.
A pesquisa do estudo mostra que os motociclistas que andam no corredor apresentam consideravelmente menos probabilidade de sofrer danos graves em seus acidentes em relação aos outros que não andavam no corredor no momento da colisão.
Propondo um “diferencial de velocidade” seguro de 20 km/h e uma velocidade máxima de 80 km/h nos corredores, o estudo mostra que os motociclistas se colocam mais em risco ao superar essas velocidades.
“Tanto a velocidade do tráfego como o diferencial de velocidade da motocicleta foram significativamente associados com a ocorrência de lesões na cabeça, tronco e nas extremidade”, segundo o estudo. “Descobrimos que a velocidade diferencial da motocicleta é um forte indicador de lesão do que a velocidade geral do tráfego.”
O estudo também descobriu que por lá os motociclistas que trafegam no corredor eram motociclistas mais seguros e precavidos, em geral, que os outros, utilizando melhores capacetes e demais equipamentos de segurança, além de serem menos propensos a estar pilotando sob a influência de álcool.
Mais acidentes ocorreram no sábado do que qualquer outro dia da semana, com a terça-feira sendo o dia mais seguro. Surpreendentemente, pelo lado positivo, o álcool estava envolvido em apenas 3% de todos os acidentes de moto, com o motociclista utilizando ou não o corredor.
Tem mais um detalhe e falo por experiência própria. A grande maioria dos acidentes de moto ocorrem nos primeiros e nos últimos 4 minutos de um percurso. No início seus reflexos ainda não estão a 100% e no final seu cérebro já está relaxado. Com isso em mente e redobrando a atenção nesses períodos, podemos nos livrar de surpresas desagradáveis. Fica a dica.
ResponderExcluirSendo prudente, no corredor ou não, a segurança aumenta!
ResponderExcluirAinda bem que no Brasil não é proibido andar no corredor! Uma das maiores vantagens das motos no trânsito caótico das grandes metrópoles.