quinta-feira, 2 de julho de 2015

Controvésia dos pneus Bridgestone

A controvérsia sobre os pneus que a Bridgestone trouxe ao Grande Prêmio da Holanda e possivelmente levam ao Grande Prêmio da Alemanha, que acontece na próxima semana em Sachsenring. Uma controvérsia que já começou na quinta-feira, o primeiro dia de treinos livres.


Após o Grande Prêmio da Holanda, Masao Azuma ( Engenheiro Chefe da Bridgestone Desenvolvimento) explicou as razões que levaram eles a levar um ano depois os pneus de especificação mais duras nos lados:

Assen é muito crítico dos pneus devido às suas curvas rápidas e parabólicas. A inclinação aumenta a carga sobre os pneus, por isso que nós temos um foco especial durante o desenvolvimento para este circuito, a fim de garantir a máxima segurança dos pilotos. Em outros circuitos testámos um pneu traseiro com uma construção ligeiramente diferente, que melhora a aderência sobre as arestas, mas não foi possível para levá-los para Assen dadas as características da pista. Em vez disso, foram selecionados compostos que proporcionam o melhor equilíbrio entre aderência , durabilidade e resistência ao calor. Nós não só assistimos a um ritmo recorde durante todo o fim de semana, além de não ter encontrado desgaste anormal: parece que os nossos compostos tenham respondido a todas as condições do fim de semana

Sachsenring apresenta o mesmo problema a partir da 4-10 são todas as curvas à esquerda, descansando na 11 (uma curva muito rápido à esquerda) e retornam para esmagar a parede lateral esquerda do pneu na 12 e 13. É possivelmente o circuito mais desequilibrado quando o número de curvas, com dez para a esquerda e apenas três no sentido horário. E assim a Bridgestone também contará com este tipo de composto.
O problema parece não só para os pilotos de MotoGP, mas também para os de Aberta por causa da dureza dos aumentos de borracha para todos. Ou seja, o mais duro é mais duro e menos macio. Assim, em Assen, as Open correram com pneu específico para eles sem problemas e pode terminar a corrida.

E agora é a hora de relembrar, vamos para o Grande Prêmio da Holanda de 2012. Até então Valentino Rossi era Ducati, Ben Spies era o companheiro de Jorge Lorenzo na equipe de fábrica da Yamaha. Durante a corrida, ele sofreu problemas graves com os pneus Bridgestone. Pedaços da banda de rodagem foram jogados, forçando alguns como Rossi para entrar nos boxes e outros para terminar a corrida com extrema cautela ou mesmo abandono.


A Bridgestone prometeu naquela época iniciar uma investigação para ver o que aconteceu e concluiu que não tinha sido uma festa de pneus defeituosos, mas uma acumulação de circunstâncias específicas que afetaram um número de pilotos. Apesar de Casey Stoner o problema ter sido as rodas.

Porque, por exemplo, Rossi tinha lutado e o companheiro de equipa Hayden não. Da mesma forma Spies também havia sofrido, infelizmente Jorge Lorenzo terminou a corrida prematuramente em uma colisão com Alvaro Bautista e nunca se sabe se ele tinha tido problemas com a sua condução, o que reforça muito o pneu em curvas.

E este foi um dos principais problemas. Para começar, a temperatura da pista em que a corrida foi de 37 ° C em vez de 16 ° C como no ano anterior. A isto deve ser acrescentado a mudança de 800 pra 1000 que fez aumentar a temperatura das rodas. E esse calor, se ocorrer na superfície não há muitos problemas além de bolhas, mas se ele é gerado dentro da banda de rodagem pode ser liberado.

Assen se apresenta outra característica que aumenta o calor gerado, e é para além das curvas de alta velocidade, o circuito foi construído sobre um pântano de turfa e, portanto, o asfalto tem pequenas variações elevadas que tornam mais trabalho para a suspensão, e, assim, aumenta o calor da borracha traseira.

Depois que a Bridgestone aprendeu a lição quado o calendário chega em Assen e Sachsenring eles se asseguram. Em 2013, com a chuva de fim de semana também caiu Jorge Lorenzo e Dani Pedrosa, com temperaturas baixas não foram problemas como a escolha de todos foi o pneu macio. Em 2014 foi declarada molhada, mas não este ano, seco e calor em pista de corrida, Bridgestone continuou a apostar no cavalo vencedor, algo perfeitamente lógico (2012 37o-18o 2013 - Wet com 25 e 30 este ano de 2014 2015) .

Em suma: para aqueles que não entendem por que eles trazem pneus mais duros.

17 comentários:

  1. Mesmo que alguns comentários sinalizem que as intenções sejam outras, como por exemplo, prejudicar Jorge Lorenzo.....,

    ....penso que a preocupação, em primeiro lugar seja em relação a segurança dos pilotos, sempre!

    Performance entre outras, devem aparecer de 2º em diante.

    Se a alteração no fornecimento de pneus para este ou aquele circuito, podem interferir no rendimento deste ou daquele piloto, ainda assim deveriam agradecer e não reclamar!

    Pior seria se interferissem em acidentes, com consequências graves ou até mesmo fatais.

    Grande abraço aê galera!

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  2. Com ou sem pneu favorito, todos têm que se virar com os pneus fornecidos. Em teoria a próxima etapa deverá ter Rossi na frente do Lorenzo e o oposto nas seguintes quando os pneus menos duros retornam. Vamos ver até que ponto essa teoria é correta. Rossi está em um melhor momento, mais embalado, vamos ver se consegue manter após Sachsenring. Lorenzo, se culpa os pneus, terá que se impor depois da próxima etapa.

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    1. Este comentário foi removido pelo autor.

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    2. Não deve mudar muita coisa. A briga pelo lugar mais alto no pódio deve ficar novamente entre Rossi e MM, mas Lorenzo pode surpreender. Ano passado andou mais do que o Rossi e fechou o pódio com MM e Pedrosa.

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    3. vou puxar a sardinha pro meu lado torcedor...kkk
      a yamaha comemorou no gp passado o recorde da sua história de vitórias seguidas na motogp, qual foi o piloto responsável por isso ???

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    4. Verdade Fabiano, mas se Rossi está em um melhor momento depois da vitória da semana passada, o que dizer do Lorenzo depois das 4 consecutivas?

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    5. Pow Duzera, o responsável foi o Rossi, se não fosse ele o vencedor teria sido o MM e o recorde não seria batido. Não ? kkkkkkk........................

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    6. Rômulo, era o que se esperava dele em Assen mas...........
      Por isso o melhor momento, ainda que momentâneo, do Rossi. rsrsrsrs.... abraço à todos e bom fds.

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    7. rossi venceu uma, a dele foi mais importante do que as 4 passadas..kkk....ok....isso me lembra time de futebol que precisa fazer 3 gols pra devolver o resultado e esquece de fazer o primeiro

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  3. então praticamente se resume ao calor e a troca de 800 para 1000...
    pergunta: antes das 800 não era 1000 ???
    tinha problemas com pneus ???

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    1. Também fico com essa tese. Bridgestone tá caindo fora no fim do ano e vai desovar seu estoque. Aguardem mais "surpresas" até o fim da temporada.

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  5. Ninguém cala o chororo das lorenzetes

    E prevejo mais choradeira em 2016 delas com os pneus Michelin...

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  6. Duzera, me explica aí, acho que estou assistindo o campeonato errado...

    O Lorenzo bateu o record sozinho?

    ah, não?

    Mérito para a equipe e para os dois pilotos, então!

    vejamos ainda se o record da Yamaha poderá ser ampliado...

    pergunto aos convivas:

    Será que a Yamaha 2015 superará a Honda 2014 em número de vitórias seguidas ou total de vitórias na temporada (assim descontando a distância do ano passado)?


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