Quando o futuro parece incerto, algumas pessoas gostam de se refugiar no passado, o que vai de alguma forma para explicar o sucesso de eventos como Goodwood Festival do último fim de semana de velocidade, que é em grande parte sobre o velho esporte a motor metal.
O metal é muito importante porque, diferentemente da maioria dos esportes, corridas de automóveis tem uma história extremamente tangível: gawping os postes da baliza utilizadas na final da FA Cup 1938 é nunca vai ser tão divertido como examinar a DKW supercharged que ganhou o 1938 Lightweight TT .
Entre aqueles prestando homenagem ao passado em Goodwood foi Valentino Rossi. O (atualmente sem coroa), rei da MotoGP a partir da hidromassagem no Dutch TT de sábado, ainda tonto no sabor de sua 111ª vitória em Grandes Prémios, para participar da comemorações do 60.º aniversário da Yamaha.
Diferentemente da maioria dos pilotos, Rossi sempre foi interessado na história de corrida. Ele sabe muito sobre os velhos tempos e seus olhos ficam enevoados quando ele fala dos assustadores 500cc dois tempos ele andou na virada do milênio e dos primeiros dias de MotoGP, antes da eletrônica hi-tech que suprimiu algumas das habilidades que ele tinha e aprendeu dolorosamente.
Como a maioria dos melhores pilotos de MotoGP, Rossi prefere menos controles eletrônicos, porque ele gosta de andar na moto próprio e prefere usar suas habilidades para fazer a diferença sobre os rivais.
No próximo ano, para melhor ou pior, isso é exatamente o que ele vai conseguir. Novo software unificado da Dorna, atualmente utilizado apenas por motos Open, iniciou a sua aquisição de toda a grelha de MotoGP às 00:00 horas (01.07.2015), esta manhã, quando as equipes de fábrica tinham seu próprio software congelados, proibindo todo o desenvolvimento antes da introdução do ECU no testes de inverno.
Eu sou como The Fast Mostrar Indecisive Dave quando se trata de software unificado de MotoGP: quando alguém me diz que é uma ótima idéia Concordo com a cabeça vigorosamente, e quando alguém me diz que é uma idéia terrível acidente vascular cerebral eu aceno com a cabeça sabiamente.
Maior besteira de MotoGP ?
Isto é o que um top engenheiro eletrônico MotoGP - que deve permanecer anônimo - pensa ...
" O ECU é o maior controle, maior , maior besteira que já aconteceu no paddock. O custo de mão de obra pode ir para baixo em 50 por cento, mas o custo de simulação vai subir 100 por cento. Com funcionalidade limitada do software que você tem que gastar tempo no simulador para executar todas as possibilidades de todas as configurações para encontrar a definição que lhe dará a maior vantagem.
" Controle de tração Open- classe do ano passado tinha mesas one-and- meia de números; agora é seis mesas, e todas estas tabelas trabalham em si, portanto, passar um dia inteiro apenas em sintonia fina, então um outro dia para cada faixa e outro dia para cada condição. Magneti Marelli reivindicou o sistema é tão inteligente, mas é tão old-fashioned. Eles não têm idéia. Eles falam tão bem, eles soam tão inteligente, mas é tudo de ar quente. Isso me deixa tão irritado!
"Devemos manter a ECU controle, mas deixar as pessoas escreverem o seu próprio software como o fazem agora - é mais eficiente. Se você estiver trabalhando no controle de tração para evitar grandes slides, os ECU controle tem cinco parâmetros de ajuste para cada ponto - como velocidade, rpm, torque, rotação e assim por diante - assim como pode um homem em uma pequena equipe configurar isso? Já o número de parâmetros totais estão a aumentar, a partir de 1500 no ano passado para 2.000 este ano.
"Eles dizem que o software unificado irá reduzir o fosso entre as grandes equipes e as equipes pequenas, mas não vai. As equipas de fábrica pode pagar a mão de obra, assim eles terão um engenheiro trabalhando no controle de tração, outra no controle wheelie, outro sobre o controlo de travagem-motor, outro para a carburação. E o que a equipe privada tem? Um indivíduo que trabalha em tudo! Isso é ridículo! "
Eu acredito em cada palavra. E eu acredito que os pilotos da MotoGP abertas que se queixam do sistema deste ano, que será essencialmente o mesmo sistema utilizado por Rossi, Marc Márquez e todos, desde o pós-GP de Valência em diante.
Ou é tudo um erro do operador ?
Em seguida, eu vou para o outro lado do paddock, para os escritórios da Dorna, para uma conversa com o diretor de tecnologia de MotoGP Corrado Cecchinelli. Ele insiste que quaisquer problemas encontrados pelas equipes abertas são para baixo a erro do operador.
" Isto é porque seus técnicos não estão adequadamente sabendo calibrar o sistema - existe uma diferença entre uma estratégia errada e uma calibração errado ", diz ele . "No ano passado nós introduzimos ao ECU Abrir uma diferença entre esquerda e direita magra, de modo que o controle de tração pode fazer coisas diferentes sobre esquerdas e direitas, porque isto é necessário. Ter a possibilidade de fazer a diferença entre esquerdas e direitas abre a porta para uma melhoria no desempenho, ou mais erros " .
Eu acredito nisso também. E ainda assim eu sou lembrado do nosso engenheiro eletrônico anônimos explicando como as equipes ricas podem pagar pequenos exércitos de engenheiros eletrônicos para tirar o melhor proveito do ECU controlado, enquanto as equipes mais pobres são oprimidas e cometem mais erros.
Para congelar ou não para congelar ?
Todas as fábricas estão agora trabalhando no software unificado de 2016, pelo menos em seus departamentos de corrida. Dorna deu-lhes as estratégias dyno ( abastecimento e de ignição ) em abril e as estratégias de chassis ( controle de tração, controle de wheelie, controle de lançamento etc ) foram entregues na semana passada.
E as fábricas não têm realmente que congelar o seu próprio software. Eles só tem que desistir de seus próprios ajustes eletrônicos se querem juntar-se no desenvolvimento do software unificado.
Inicialmente, só Ducati, Honda e Yamaha estarão envolvidos neste processo porque eram as fábricas que concordaram em aceitar software unificado. Aprilia e Suzuki podem fazer o que quiserem para o resto da temporada.
Exatamente como é que isto vai funcionar?
Cecchinelli acredita que as três fábricas top iram congelar seu software e jogar sua sorte com a ECU controle, mas será que eles iriam sacrificar vencer hoje para ganhar amanhã? Se Yamaha, Honda ou Ducati pensam que podem ganhar uma vantagem na segunda metade da temporada, eles vão realmente renunciar a essa, na esperança de um melhor desempenho em 2016 ?
E as fábricas querem cooperar no desenvolvimento do software unificado a partir do próximo ano, porque o que está a ponto de surgir uma melhora quando os rivais também vão se beneficiar dessa melhoria? Cecchinelli pensa que por esta razão o software unificado poderia permanecer inalterada por um longo tempo.
Agora eu não tenho certeza se eu concordo com; mas aconteça o que acontecer vai ser fascinante ver o alvorecer da nova era eletrônica da MotoGP.
Tudo muito complicado e cheio de margem e motivo pra discussão e briga entre as fabricas. Seria muito mais fácil e barato ( será que a Dorna tá levando um jabá da Magneti Marelli ? ) se limitassem o uso da eletrônica ao invés de impor a mesma para todos. Liberem somente o controle de largada e o controle de traçao a partir de uma determinda inclinação. Limitem o numero de sensores e fim. Uma eletrônica basica e sem os milhares de parâmetros atuais. Do jeito que vão fazer, não baixarão os custos e as equipes de fabrica continuarão um nível acima das outras como sempre foi e sempre será.
ResponderExcluirQuanta bobagem, seria tão mais fácil eliminar os controles de tração, largada, wheelie, e alguns outros, e deixar tudo na mão de cada piloto
ResponderExcluirNão pode ser assim. Cada época com sua tecnologia. Sempre haverá algo que o piloto poderá fazer pra se sobressair. Se forem eliminados esses recursos eletrônicos das motos,com a potência de aceleração, velocidade máxima e potência de frenagem que elas têm hoje, vai morrer gente.
ExcluirPra mim, não pode ser eliminado nenhum recurso eletrônico. Além de perigoso, é um retrocesso. A humanidade está aí pra evoluir, não involuir. Por recurso eletrônico, falo de cada um dos mecanismos que se tem hoje: antiwheelie, largada, frenagem, tração, inclinação, quickshifter, câmbio automático, etc. Acho que tudo isso não pode mais ser eliminado, mesmo porque o desenvolvimento das motos se orientou tomando por partida cada uma dessas invenções.
Qual seria a saída então? Adotar uma central menos sofisticada, mais barata, com um menor número de mapas (digamos, 100 mapas, ao invés dos cem mil mapas de uma central personalizada) e com um processador mais modesto. Ou então as fábricas divulgarem suas tecnologias para todas. Como isso não vai acontecer, a saída seria mesmo a central única e mais barata.
Acho que a tentativa da Dorna é acertada. Todos podem ter os mesmos recursos eletrônicos, e, agora, o mesmo potencial de mapeamento. Não é justo o Marc correr com uma moto que lê a possibilidade de, sei lá, cem mil mapas por segundo. É sacanagem.
Com a central única, todos terão os mesmos recursos. Portanto, não se trata de eliminar a tecnologia, mas de uniformizá-la, de facilitar o acesso a todos. Essa conversa de eliminar tecnologia é inteiramente equivocada. Não se deve eliminar recurso tecnológico. Trata-se, pois, de uniformizar as condições de acesso.
Ademais, a Dorna vai permitir que a Central seja desenvolvida, desde que com a aprovação unânime das demais fábricas.
Não vejo prejuízo. A Dorna é competente, só acho sacanagens as mudanças de regras no meio da competição.
"Rossi prefere menos controles eletrônicos" ...kkk...tem hora que o fanatismo cega as pessoas...
ResponderExcluirfalam tanto da eletrônica mas temos o exemplo das "caixas mega-rápidas", tremenda sacanagem com quem não a tem...a fórmula 1 está aí como exemplo, aliás um excelente exemplo, só fizeram merds com a categoria, cabe a dorna aproveitar o que deu certo...
Este artigo foi traduzido com o Google Tradutor, né?
ResponderExcluirEu não sou contra o caso exemplo caixa rápida, acredito que evoluções tecnogicas que não substituam a operação humana, não interfere, por exemplo, se uma equipe conseguir evoluir seu motor a ponto de poder usar 19 litros de combustível, ganha 1 kg de peso de vantagem, tá valendo.
ResponderExcluirBom dia, Galera !!! Semana boa é semana de MotoGP !!! Enfim chegamos a metade do Mundial !!! O que é bom passa logo e a disputa promete muito entre os dois Titãs da Yamaha, mas a corrida em Assen mostrou que Rossi e Lorenzo não estarão sozinhos. MM entrou para o seleto clube de pretendentes à vitórias. O New Idol está mordido e vem dando declarações de que vai pra dentro porque não tem nada a perder. Espero que ele não "decida o campeonato", rsrsrs.
ResponderExcluirGrande Abraço a todos !!!