segunda-feira, 8 de junho de 2015

Rossi e Lorenzo


A impressionante forma de Jorge Lorenzo viu ele dominar nos últimos três GP e fechar a seis pontos do companheiro de equipa e líder Valentino Rossi.

Como os gráficos abaixo confirmam Lorenzo em relação a Rossi tem tido um ritmo de corrida forte mais cedo. O espanhol ganhou uma média de 1,467 segundos sobre o italiano sozinho na primeira volta.

Olhando em todas as seis corridas, Rossi perdeu entre 0.9 e 2.0s para Lorenzo na primeira volta, com exceção do Texas, onde 2.014 de salto de início de Lorenzo talvez o fez cauteloso e Rossi foi mais rápido.

Rossi muitas vezes temia uma fuga tão cedo depois de se qualificar pelo menos uma linha atrás de Lorenzo nas últimas três rodadas. Mas talvez o mais surpreendente é que em Jerez e Mugello demorou até 60% da distância da corrida de Rossi para reduzir a vantagem de Lorenzo pela primeira vez. Isso não pode continuar se Rossi quiser deter Lorenzo.

Le Mans viu uma batalha mais de perto, com os pilotos da Yamaha equilibradas durante os estágios intermediários. No entanto Lorenzo abriu três voltas de novo e valeu a pena, mantendo-o fora do alcance de Rossi.

O # 99 foi também mais rápido do que Rossi no final de duas das três últimas corridas. Rossi parece ter recuado em Jerez e Le Mans, onde não enfrentou nenhuma ameaça por trás. No entanto, foi Lorenzo quem abrandou em Mugello, a qual ele estava novamente no alvo para terminar mais de dez segundos à frente do # 46.

Rossi terminou em terceiro lugar em Jerez, segundo em Le Mans , e terceiro novamente em Mugello.

Marcador Vermelho = Lorenzo mais rápido do que Rossi.Marcador Amarelo = Rossi mais rápido do que Lorenzo

Mugello: 23 voltas
Posição no grid de Lorenzo : 2°
Posição no grid de Rossi : 8°

Primeira vantagem de Lorenzo sobre Rossi = 1.972s

Lorenzo atinge 50% de sua vantagem de pico: Lap 5
Rossi mais rápido do que Lorenzo pela primeira vez Lap = 14 (61% distância da corrida )

Volta mais rápida da corrida Lorenzo de Lap = 4 (1m 47.700s )
Rossi volta mais rápida da corrida de Lap = 21 (1m 48.173s )

Pico vantagem de Lorenzo sobre Rossi = 9.432s ( Lap 18)
Vantagem final de Lorenzo sobre Rossi = 6.661s


Le Mans : 28 voltas
Posição no grid de Lorenzo : 3°
Posição no grid de Rossi : 7º

Primeira vantagem Lorenzo acabou Rossi = 1.449s

Lorenzo primeiro atinge 50% do pico Sua vantagem: Lap 3
Mais rápido do que Lorenzo Rossi pela primeira vez Lap = 4 (14% distância da corrida )

Volta mais rápida da corrida Lorenzo de Lap = 2 (1m 33.004s )
Rossi volta mais rápida da corrida de Lap = 4 (1m 32.879s )

Pico de Lorenzo = 3.820s vantagem sobre Rossi ( Lap 28)
Vantagem final acabou Lorenzo Rossi = 3.820s



Jerez : 27 voltas
Posição no grid de Lorenzo : 1º
Posição no grid de Rossi : 5°

Primeira vantagem de Lorenzo sobre Rossi = 0.980s

Lorenzo primeiro atinge 50% de sua vantagem: Lap 13
Rossi mais rápido do que Lorenzo pela primeira vez Lap = 16 (59% distância da corrida )

Volta mais rápida da corrida Lorenzo de Lap = 2 (1m 38.735s )
Rossi volta mais rápida da corrida de Lap = 2 (1m 39.186s )

Pico vantagem de Lorenzo sobre Rossi = 11.586s ( Lap 27)
Vantagem final de Lorenzo sobre Rossi = 11.586s


Materia sugerida pelo Adalberto Lugon

23 comentários:

  1. Um dado interessante, as ultimas vezes que Lorenzo venceu 3 corridas seguidas foram nos anos em que foi campeão e em 2013 quando perdeu por 5 pontos.

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  2. Boa matéria, faltam 5 dias e nada está decidido

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  3. Este Blog é representado por 3 correntes (VR, MM e JL) de torcedores. É bom e democrático que todos sejam representados para que todos sejam beneficiados com grandes matérias. Agradeço pelo prestígio, apesar de achar que não precisava publicizar o pedido.

    Acho que esses gráficos resumem bem o momento vivido pelos atuais líderes. A qualificação é só um dos pontos, mas não é só isso. Hoje, Lorenzo é senhor absoluto dos treinos e corridas, quando quer anda mais forte e abre, e quando quer administra e vence. Mas cada corrida é uma história diferente. A qualquer momento MM renasce das cinzas e volta a vencer corridas, o próprio Rossi pode descobrir um meio de quebrar o ritmo e a constância de Lorenzo, enfim, vamo que vamo....

    Grande Abraço a todos

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  4. Emers )))))))))))))8 de junho de 2015 às 20:10

    * Olas, Lugon vc esqueceu dos torcedores da Ducati hahaha, Dovi foi vice quase o ano todo, tem muito chão e motor pela frente, os caras tão vivos.
    Entre JL e VR a coisa vai ser feroz;; acho engraçado que JL tá com virtudes que antes eram as do Pedrosa - largar na frente e andar forte mas sozinho. Ao meu ver não vai ser assim nas 12 que restam, vai ter mistureba e nesse cenário acho que Rossi não vai deixar barato )))))).
    abraçs//

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    1. é verdade, esqueci as DUCAS.

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    2. Fala Emers, tudo tranks irmão!

      Tem de haver mistureba, senão as corridas ficarão "chatas". hehehe

      É verdade, tem muito chão mesmo, mas uma coisa é fato: JL99 voltou ao normal. E não foi apenas uma etapa fora da curva, mas sim consistência, regularidade. O alto desempenho e manutenção da auto confiança lá nas alturas já somam três etapas.

      Se continuar assim, pode minar de vez a confiança dos demais pilotos. 4 seguidas, 5 seguidas, 6 seguidas.....

      Campeonato tá sinistro, mas continuo apostando no Formiga. Pelo menos até a matemática mostrar que não dá mais. rsrsrs

      Pow, se você que é um torcedor convicto do Anão, mesmo sem ele ganhar um título em 10 anos, não posso deixar de acreditar no potencial do Moleque que ganhou dois logo de cara, só porque não está moendo geraaaallll!

      Hehehe

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  5. Podemos dizer que o Lorenzo só ganha por que tem a melhor moto? Idem como era dito do Marques. E para confirmar, as duas yamaha estão liderando, diferente da época que Marques vencia, era yamaha vice lider

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    1. Sim Thiago, podemos dizer que sim, mas é o conjunto que manda. Ambos são pilotos espetaculares mas se não tiverem bem montados, não há santo que dê jeito.Claro que a mente também influencia e muito mas sem montaria, nada feito. Vide Stoner que só levou um título com a Ducati, montado naquele foguete de 2007.

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    2. Ao meu ver não! Se fosse assim, Pedrosa deveria ganhar outras tantas em 2014.

      Tem um moto melhor? Sim, mas porque Rossi não apresentou um rendimento tão contundente quanto ao do JL nas três últimas etapas?

      Créditos a evolução da Yamaha? Sim, óbvio!. Mas, ao meu ver, há mais méritos do Lorenzo, por ter se reencontrado nas três últimas etapas, por estar bem física e mentalmente e, pela consistência.

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  6. E a moto Honda de 2015 está mais lenta que a, 2014,ja tinha comparado os tempos das 4 etapas com o ano passado, conseguiram andar para trás. Se usassem a moto 2014 estariam menos piores.

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  7. No início do ano eu falei lá no blog enterrado que Vinales na segunda metade da temporada iria superar o Aleix.
    Isso já aconteceu. Apesar de que foi culpa do Petrucci a queda do Aleix, V8 vem pontuando sempre, muito consistente, e já está na frente do Aleix na pontuação. Vários pilotos o estão elogiando, inclusive apontando a particularidade de que ele não queima os pneus.
    A suzuki vai receber um novo motor pra corrida desse finde. Vou tá de olho no V8.

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    1. Maverick eh um pilotaço.E se a Suzuki nao abrir o cofre pra segurar ele, vai dar um tiro no pe. Yamaha deve ta de olho nele pra 2017 e nao vejo nenhum outro piloto com cacife pra botar a Suzuki na ponta. Nem o Aleix .
      Com cacife pra pegar uma moto oficial, da Moto2 so enxergo o Rins e da 3 ainda ta cedo.

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    2. garoto aprende rápido, problema é que a suzuki ñ dá, nem com essas regras novas eu levo fé...continuo com a idéia de que vinãles sai antes do final do seu contrato ( 3anos )...

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    3. É Fabiano, também acho difícil. Principalmente se àquela história das fábricas alinharem 4 motos emplacar.....

      Assento na Yamaha, Honda e Ducati não vai faltar.

      Quanto aos cabras da Moto2, talvez o Rabat tenha grandes possibilidades também. Ele não está tão consistente como em 2014 é bem verdade. Acho que ele não desaprendeu a andar, mas depois que a MDVS apostou no projeto GP, a Moto2 ficou meio de lado para eles.

      Sei lá..., pura teoria da conspiração, mas do nada a melhor moto da categoria intermediária e seu atual campeão apresentam um desempenho muito abaixo do que no ano anterior?

      Vamos acompanhar, pois o campeonato é longo e Rabat vem subindo na tabela.

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    4. Boa teoria, Rômulo, é possível...

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  8. salve rapaziada.....bom retorno Pitlane.....

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  9. Os fatores primordiais na evolução da Yamaha para esse ano foram a caixa sem costuras completa e principalmente os novos compostos de pneus. Ano passado a Yamaha não se adaptou com os compostos o que refletiu na perda substancial de aderencia, sacrificando muito o estilo de pilotagem de JL tornando-o incapaz de lutar pelo lugar mais alto do podio (inclusive perdendo p seu companheiro de equipe). Nessa temporada ele está realmente podendo mostrar seu verdadeiro potencial...

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  10. Em relação ao Vinales este é muito mais pitolo que a dupla da tec3, espero ve-lo lutar por posições mais elevadas em breve caso a Suzuki apresente melhorias...
    Saudações pessoal. Mais um participante no blog.

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  11. Em geral,desde o início da história da Honda, as motos HRC sempre se moveram muito. Especialmente quando comparadas com a Yamaha, que sempre é mais estávelMacieira
    MotoGP - Takeo Yokoyama, Diretor Técnico da Repsol Honda:

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    1. parece que leu minha mente, também destacaria esse comentário que para mim é um super elogio aos azuis.

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  12. Taí um adversário que pode bater o Lorenzo no domingo. A chuva. Li alguma coisa não oficial, de que a previsão, pelo menos para os treinos, é de chuva. Mas eu preciso de uma confirmação da galera. Isso procede de fato ??

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