Nas últimas quatro corridas Jorge Lorenzo foi mordendo pedaços de tamanho de tubarão de Valentino Rossi 28 pontos, para ser exato. Com sete rodadas realizadas e 11 para se realizar, ele ta a apenas um ponto atrás de seu companheiro de equipe e pronta para matar. Talvez o ímpeto de Lorenzo seja imparável ou talvez Rossi pode mudar.
No ano passado, Rossi reinventou a si mesmo, aprender uma nova maneira de equitação, mais do que de Lorenzo de Marc Márquez. Quando ele voltou para a Yamaha o italiano estudou dados de Lorenzo e trabalhou como um funcionário novo. No domingo, o ritmo era de apenas 0,03 segundos uma volta atras de Lorenzo, mas mesmo isso não é o suficiente quando ele está por trás de 1,3 segundos após a terceira volta.
Lorenzo disse na Catalunha: "O Valentino é um piloto de domingo". Então é isso que Rossi precisa fazer, ele precisa aprender como se tornar um piloto de sábado, aprendendo a habilidade precária de sair dos boxes e atacar a primeira curva como se fosse a última, mesmo que os pneus não estejam na temperatura ideal.
Esta habilidade alguns podem chamá-la de um salto monumental da fé - que tem Lorenzo. Na qualificação ele monta fora do pitlane e explode em ação; ele não trabalha o seu caminho até a velocidade ao longo de algumas voltas. E ele faz o mesmo na corrida.
Lorenzo não foi sempre assim. Ele também teve de aprender essa habilidade, porque foi assim que Casey Stoner bateu nele. Há alguns invernos atrás Lorenzo passou grande parte lutando uma guerra psicológica, com ele próprio: o cérebro diz para não fazer e o ego diz que você deve fazer. Durante todo o teste, ele se arremessou fora das covas, coração na boca, e foi arremessado para as primeiras curvas como se o campeonato do mundo dependesse disso, e agora naturalmente ele faz.
Então, o que precisa mudar: a sua equipe precisa dar-lhe um set-up especial que vai fazê-lo mais rápido na qualificação, ou a mudança precisa vir de dentro ?
Estes dias, os técnicos de MotoGP mudaram muito pouco para a qualificação. Tudo o que fazem agora é encher o tanque de combustível de 20 litros de um quarto completo. Eles acrescentam um milímetro de pré- carga sobre os garfos dianteiros, porque quando os pilotos estão perseguindo esse último centésimo de segundo eles costumam fazê-lo até o pé no freio. E talvez eles vão adicionar um milímetro de pré- carga no amortecedor traseiro, por causa das cargas extras criadas pelo cavaleiro usando mais do acelerador em um pneu novo.
Talvez a equipe de Rossi precise mudar seu global set-up, para uma configuração de suspensão ligeiramente mais macia, como Lorenzo. Mas eles ainda têm diferentes estilos de pilotagem - Lorenzo fica morto ainda na moto enquanto Rossi se move ao redor muito mais.
Mas pelo menos ele ainda está na luta pelo título, ao contrário da Honda, cujo Campeão do Mundo marcou exatamente a metade dos pontos de Lorenzo. Dependendo de quem você fala no pitlane, o problema de Marc Márquez é tanto a falta de aderência mecânica ou falta de peso do volante.
A idéia do volante é plausível porque um volante de luz faz com que o motor girar muito rapidamente quando o piloto abre o acelerador, o que faz com que as rodas patinem. E quando o piloto fecha o acelerador o motor é desligado muito rapidamente, fazendo com que a roda traseira seja bloqueada. Estes sintomas coincidem exatamente com os comentários de Márquez .
Há alguns anos, o HRC teria ordenado estas questões em nenhum momento. Na era de dois tempos que acalmou o motor da NSR500 adicionando inserções de tungstênio para o volante. Mas o desenvolvimento do motor é proibido agora: todos os motores são selados na primeira corrida, por isso não são permitidas alterações e não há caminho de volta para o motor do ano passado.
Mas mesmo que Márquez começa ganhando agora, é certamente tarde demais para isso hat-trick título. Lorenzo, de acordo com o seu venerável chefe de equipe Ramon Forcad , não é mais confuso, como ele era no início da temporada, quando vários gremelins desestabilizaram ele.
Desde então, ele tem sido pura perfeição: um registro da era moderna de 103 voltas na liderança e o mesmo número de vitórias na categoria rainha como Mike Hailwood. No ano passado, nós estávamos em uma espuma sobre Márquez ganhar dez consecutivas; que chance Lorenzo tem este ano?
buon giorno...FP1 e o bambino apareceu...
ResponderExcluir46 Yamaha 302.4 1'34.357
93 Honda 307.7 1'34.552 0.195 / 0.195
26 Honda 309.1 1'34.570 0.213 / 0.018
99 Yamaha 305.6 1'34.772 0.415 / 0.202
44 Tech 3 307.3 1'34.927 0.570 / 0.155
38 Tech 3 309.7 1'35.042 0.685 / 0.115
25 Suzuki 302.6 1'35.050 0.693 / 0.008
41 Suzuki 299.4 1'35.175 0.818 / 0.125
04 Ducati 315.1 1'35.223 0.866 / 0.048
09 Pramac 304.1 1'35.271 0.914 / 0.048
43 LCR 298.4 1'35.348 0.991 / 0.077
35 LCR 305.1 1'35.393 1.036 / 0.045
29 Ducati 311.5 1'35.400 1.043 / 0.007
06 Forward 303.1 1'35.486 1.129 / 0.086
68 Pramac 303.2 1'35.924 1.567 / 0.438
lembrem-se que é apenas o FP1, na catalunya as hondas também dominavam
ResponderExcluirFP1 : uma M1 azul em primeiro e outra em quarto, a 4 décimos . Lorenzo e Rossi ? Não, Rossi e Lorenzo, com MM e DP entre eles.
ResponderExcluirVamos às análises :
Pista seca e Rossi começa a etapa com o melhor pace de corrida, com Lorenzo e MM próximos :
Rossi fez 20 voltas : 5 voltas em 1`34" e 6 voltas em 1`35"
MM : 20 voltas : 5 voltas em 1`34" e 3 voltas em 1`35"
DP : 19 voltas : 3 voltas em 1`34" e 5 voltas em 1`35"
JL : 18 voltas : 2 voltas em 1`34" e 9 voltas em 1`35"
Rossi andou com o chassi novo, testado em Aragon semana passada.
MM levou chão já no FP1, o que pode indicar que continua andando mais do que a moto.
Lorenzo muito constante na casa do 1`35" mas só fez duas voltas em 1`34"s
As GP15 fora da disputa nesse primeiro teste. Um detalhe sobre as Suzukis. Se não me engano foi a primeira vez que o Maverick fecha um treino à frente do Aleix. Não duvido que continue assim até o fim do ano.