Podemos ir esquecendo tudo o que aconteceu até agora no campeonato do Mundo de MotoGP porque tecnicamente desta vez podemos dizer que o título vai ser jogado em um sprint de sete corridas começando precisamente neste fim de semana para marcar o Grand Prix da Grã-Bretanha.
Quem tem mais opções para o título? Porque, como vimos e como as sábias palavras de Wayne Rainey, Jorge Lorenzo parece ser o que mais leva o jogo. Mas como o próprio piloto norte-americano diz, este vai para o piloto que menos cometer erros ou menor número, ou de outra forma ser capaz de fazer o seu adversário a cometer mais erros. Mas como nós geralmente gostamos de fazer, nós decidimos fazer a nossa própria análise com base nos últimos resultados de cada piloto. Temos ainda rastreados para os primeiros dias em que coincidiram Jorge Lorenzo e Valentino Rossi na Yamaha, entre 2008 e 2010 (parte durante o tempo da parede) até mesmo analisar a progressão dos resultados dos pilotos em cada circuito em particular.
Jorge Lorenzo o favorito
Por que o favoritismo de Jorge Lorenzo? Porque a estatística e a matemática provam isso. E embora não seja uma ciência exata, pois considera apenas algumas possibilidades das centenas que podem ocorrer durante um fim de semana, se podemos dar uma ideia do que pode acontecer, especialmente quando as estatísticas coletadas vários anos como temos feito.
Assim, os números são Jorge Lorenzo nos períodos 2008-2010 e 2013-2014 :
GP/Ano | 2008 | 2009 | 2010 | 2013 | 2014 | Pontos |
Gran Bretaña | 6 | DNF | 1 | 1 | 2 | 45 |
San Marino | 2 | 2 | 2 | 1 | 2 | 45 |
Aragón | - | - | 4 | 2 | 1 | 45 |
Japón | 4 | 1 | 4 | 1 | 1 | 50 |
Australia | 4 | DNF | 2 | 1 | 2 | 45 |
Sepang | DNF | 4 | 3 | 3 | 3 | 32 |
Valencia | 8 | 3 | 1 | 1 | DNF | 25 |
Pontos | 64 | 74 | 132 | 161 | 126 | 287 |
Em 2008 e 2009 como um período de aclimatação para a categoria e Yamaha (com preços inferiores aos alcançados por Valentino Rossi, mas os resultados perfeitamente compreensíveis ), o piloto maiorquino tem mostrado nos circuitos que fazem parte das sete últimas corridas do ano, um é o que lhe permite obter regularmente o título de forma clara. 175 pontos possíveis, Jorge Lorenzo ganhou 132, 161 e 126 nos anos de 2010, 2013 e 2014. Só não terminou uma corrida (de 21 ) e seu pior resultado foram duas quarto em 2010. Outras corridas foram responsáveis por um total de 18 pódios metade dos quais nove foram vitórias. Menção especial é a temporada de 2013 em que 161 de 175 pontos possíveis, graças às cinco vitórias, um segundo e um terceiro. Isto demonstrou regularmente, assinando um termo semelhante da temporada será difícil escapar-lhe um novo título.
Valentino Rossi, a regularidade que pode lhe dar ou não o título
Valentino Rossi nesta temporada vem sendo o piloto com mais consistencia dos últimos tempos. Sem ficar fora do pódio em nenhuma das corridas, sempre estar lá aos domingos ( por isso, se você tem boas e más corridas) podem fazer chegar a sua décima coroa. Mas, igualmente, se estes pódios não são vitorias pode ser que você está apenas vendo o titulo escapando de seus dedos, como podemos ver em seus números.
GP/Ano | 2008 | 2009 | 2010 | 2013 | 2014 | Pontos |
Gran Bretaña | 2 | 5 | DNF | 4 | 3 | 29 |
San Marino | 1 | 1 | 3 | 4 | 1 | 38 |
Aragón | - | - | 6 | 3 | DNF | 16 |
Japón | 1 | 2 | 3 | 6 | 3 | 26 |
Australia | 2 | 2 | 3 | 3 | 1 | 41 |
Sepang | 1 | 3 | 1 | 4 | 2 | 33 |
Valencia | 3 | 2 | 3 | 4 | 2 | 33 |
Pontos | 131 | 112 | 99 | 94 | 122 | 216 |
Nas temporadas de 2010, 2013 e 2014, o piloto italiano conseguiu menos pontos no total para seu companheiro de equipe: 99, 94 e 122 pontos respectivamente. No ano passado, ele assinou sua melhor temporada, mas mesmo este tem sido o pior absoluta inferior a Jorge Lorenzo, que também foi o último ano (126 pontos). Tomando estes números como válido, a título seria para o espanhol por apenas quatro pontos separados.
Mas se analisarmos cada um dos sete circuitos, vemos como em Sepang e Valência é onde Valentino Rossi tem uma ligeira vantagem, que pode ser crítico se ambos os pilotos chegar a uma diferença mínima de pontos. Em todos os outros circuitos Jorge Lorenzo parece imbatível, sempre terminando na primeira ou segunda posição, mas desta vez Misano com seus treinos com a a Academia de italianos na Yamaha YZF- R1 pode dar vantagem em uma corrida que Lorenzo tem sido sempre primeira ou segunda, até mesmo em seu primeiro ano.
Marc Márquez o convidado e nada a perder
Se apenas Jorge Lorenzo e Valentino Rossi optaria para o título, tudo estava por aqui. Mas desta vez temos um terceiro elemento que pode ser essencial para equilibrar ou inclinar a balança: Marc Marquez. Podemos até pensar em Dani Pedrosa como o quarto piloto, mas, em seguida, as possibilidades são quase infinitas e nós acreditamos que não ter o fator psicológico de ser a luta pelo título provavelmente vai impedi-lo de ir mais longe, algo que certamente estarão dispostos a fazer seus rivais. Analisando os números de Marc Márquez não é simples porque a sua temporada de 2013 e 2014 são opostos. Na primeira, ele se esforçou para ganhar o campeonato e cortando a diferença em 2014, que foi administrado depois de vencer 10 vitórias consecutivas. Ainda assim, estes são os números :
GP/Ano | 2013 | 2014 | Pontos |
Gran Bretaña | 2 | 1 | 45 |
San Marino | 2 | 15 | 21 |
Aragón | 1 | 13 | 28 |
Japón | 2 | 2 | 40 |
Australia | DNF | DNF | 0 |
Sepang | 2 | 1 | 45 |
Valencia | 3 | 1 | 41 |
Pontos | 121 | 99 | 220 |
A primeira coisa que chama a atenção no desconhecido do possível resultado na Austrália não terminou uma corrida desde então. Em 2013, quando foi mostrado a bandeira negra por ter excedido o número máximo de voltas com os pneus e em 2014, o resultado de uma queda . Em 2014, San Marino e Aragão também foi para o chão e correu para limitar os pontos a tentar ir mais longe, isto é, procurando a vitória porque sua liderança geral lhe permitiu arriscar mais do que o necessário. É por isso que talvez as últimas sete corridas de Marc Márquez este ano são um híbrido entre as duas estações, uma vez que fica para trás no ranking em 2013 ainda é forçado a buscar ou sim a vitória, independentemente das consequências, como em 2014. Só no caso em que tanto Jorge Lorenzo ou Valentino Rossi que teve problemas, eles poderiam pensar em não arriscar nenhum resultado, mas acho que vem na mentalidade do piloto de Cervera.
Não podemos deixar de lado qualquer um fator muito importante: a Honda. Em 2013 e 2014, Marc Márquez pilotou a RC213V como se fosse uma extensão do seu corpo, mas este ano vimos que tem muitos mais problemas. Mesmo que ele próprio declarou que em Misano e Aragón será duas faixas que também têm problemas relacionados, como aconteceu na República Checa. Com a desvantagem acumulada e vendo que seus dois rivais também têm grande final de temporada, é quase impossível. Não um mas dois pilotos é um feito para obtê-lo (porque matematicamente há opções) seria quase um demérito para os pilotos da Yamaha.
Gostaríamos que os três protagonista chegassem a corrida em Valência com a oportunidade. Seria um grande clímax para uma temporada que pode ser lembrado por muitos anos.
Após as férias, o italiano mostrou que largar próximo não é suficiente, vai precisar melhorar a velocidade bruta para bater Jorge Lorenzo e Marc Marquez num tiro longo. E a volta dos macios do Lorenzo e Marquez novamente forte, tornam o que era difícil ainda mais complicado. A maior virtude de Valentino Rossi tem a regularidade, porém, acredito que se não voltar a vencer corridas, vai precisar muito contar com o fator sorte (erros do Loro, chuva, etc... ) para levar o título.
ResponderExcluirO mundo sabe que o momento é do JL, também acho, isso não se discute ... bom mas eu tenho meus palpites e gosto de ver as coisas do meu jeito kkkk Acho as frenagens e o ombro a ombro do VR o ponto + forte dele, por outro lado andar sozinho é com o JL anda como um relógio, se deixarem, sempre some...a solução pro VR é a Honda largar na frente do JL para dai ter a chance do combate, então tem q largar no máximo uma posição atrás e não largar mal como fez corrida passada (queimei a língua kkk) mas no final algo me diz que o velhinho vai levar esse título. Bom com tudo que o JL andou está empatado, o italiano é sortudo.
ResponderExcluirSó vou falar quem vai ser campeão depois de Valência, ou algo concreto que possa indicar antes do fim do campeonato, fora isso, não vou apostar nada, nem contar com números.
ResponderExcluirCorridas são corridas, e não existe histórico na disputa de campeonatos.
Só sei que os três vão se pegar, e vai ser uma disputa muito mental entre os azuis, e o mais interessante é que eles não podem abrandar, pois a briga será ponto a ponto, terão de andar no limite até fim, e isso vai fazer o campeonato ser muito interessante!
Este ano só dá a marca dos diapasões: Motogp (campeão e vice, construtores); mundial motocross (Romains Fevre prodígio) destruindo; 8 horas de Suzuka; Vitórias da nova M1 em vários campeonatos....é a Yamaha não podia estar em um momento melhor.
E eu como Yamahista estou sorrindo atoa!
A estatistica aponta pro Rossi e o bom senso aponta pro Lorenzo. Impossivel prever o vencedor. Fico com o WR, ganha quem errar menos.
ResponderExcluirFala Galera Pitalane00!
ResponderExcluirHehehehe, quanta cautela!
Isso tudo é medo, trauma ou respeito? kkkk
Brincadeira aê azuis!
Verdadeiramente o merecedor do título é a Yamaha! Considerando as performances em outras categorias como citou o 46 então, nem há o que se discutir.
Na questão dos pilotos, acredito que o título estará em boas mãos na garagem azul.
Rossi pela história e pela consistência demonstrada até então. Lorenzo pela recuperação ante a um início de temporada ruim.
Realmente final de temporada muito difícil de palpitar. Óbvio que cada um já deve ter suas estratégias na cabeça. E cada um vai usar o que tem de melhor contra o outro, inclusive os ardis. E ter um terceiro piloto acreditando que ainda é possível, complica muito mais.
Estatística e momento pró JL99. Rossi não pode mais brincar de fazer pódio. Precisa superar o Loro em todas. Para o Marcquez só resta trabalhar e muito para tatuar a frase no braço direito: "Desistir jamais!" Se, ainda assim acontecer de levar o título, kkkkkk, é porque tinha que ser!
Para o campeonato, como relatado na matéria, seria interessante que os dois, incluindo o Moleque, chegassem a Valência com a necessidade de vitória para o título. Mas isso dependerá de infortúnios para os azuis e não somente de bons resultados do laranja.
Enfim, pelo conjunto de todo o trabalho realizado, como bem disse O Lin Jarvis, também pelos excelentes pilotos que são VR e JL, o campeonato estará em boas mãos, indubitavelmente!
Grande abraço aê pessoal!
Lorenzo chega no máximo 2 corridas atrás do rossi nas 7 que faltam...
ResponderExcluirdesempenho em indy com pneus duros, depois o sacode geral em Brno (circuito honda), quebraram o italiano, era nítido isso após a bandeirada...cara do uccio estava impagável...kkk
ExcluirSparta já está andando próximo do seu limite e seu limite é acima do que rossi pode andar...ainda falta pra chegar na balada de 2013 (faca nos dentes)...
lin jarvis no motogp:
ResponderExcluir" Depois de termos perdido de forma tão clara no ano passado, vi que tínhamos de melhorar a moto em muitas áreas, em particular na travagem, aderência mecânica, entrada em curva e aceleração"
a nova caixa sem costura resolveu praticamente todos esses problemas citados acima, e lembrar que lorenzo já pedia essa caixa lá em 2012 !!! ... 26 deu um baile no Lorenzo na segunda metade do campeonato e por muito pouco não foi campeão...
esse é o grande diferencial do rossi qdo chega nas equipes, os caras tiram o escorpião do bolso e investem, Alex Barros sofreu muito em 2003 com isso, já em 2004 sabemos o que aconteceu....
e o Smith conseguiu a sua renovação, seria sacanagem a yamaha renovar com o cai cai do espargaro e deixar ele de fora, zarco pelo jeito vai de honda aspar, junto com o miller...e a pramac pode até fazer um leilão, quem pagar mais anda nela em 2016...kkk
ResponderExcluirO momento é do Lorenzo. O Lorenzo não precisa modificar em nada sua estratégia, é continuar fazendo o que sempre fez. Ainda quando se classifica mal, sempre pega a curva1 na frente, passando por fora ou por dentro de quem for, e dando raspada em nego que tiver fora do traçado. Só manter a concentração.
ResponderExcluirO Rossi é que precisa modificar a estratégia dele. Sua classificação é sofrível. E quando se classifica bem, larga mal.
Como disse semana passada, se kiser o título, vai ter que suar sangue. Se conseguir duelar com o Lorenzo em todas as corridas, ganha. O negócio é que nem no nível do Lorenzo ele consegue andar. Aí fica difícil... O Jorge só tem que fazer o trabalho dele. O Rossi tem uma meta a atingir (chegar ao nível de velocidade do Jorge).
Eu acredito no lobo, mas é uma tarefa muito difícil. Vou torcer para que consiga fazê-lo, para o bem até do esporte como um todo. Seria muito bom que ele conseguisse o décimo...
Eh isso aih. Se o Lorenzo nao enfrentar dificulades com pneus ou ate mesmo setup, o Rossi vai ter que se reinventar. Impossivel nao eh mas vai ser f.....a de conseguir o decimo caneco.
ExcluirEu vejo assim tbm. O JL está andando mais, fato. Os traçados e principalmente o grip dos asfaltos dessas últimas provas não foram bons para o VR pode usar seu maior trunfo, as frenagens!! se nas próximas pistas gastarem muito pneu dianteiro ou escorregadas de frente forem mais frequentes dai acho q a balança pende pro velho, é meu palpite. Tem outra lembrem que o JL andou muito, sumiu no horizonte mas com tudo isso ainda está empatado, então... outra coisa quando chegar na parte final do campeonato quando a parte crítica é o emocional dai vejo mais um ponto p/ VR explorar mas é como vcs disseram precisa sim melhorar para haver "o combate na pista", não pode deixar o JL andar sozinho desse jeito. Aliás a corrida passada deu sono não teve uma disputa sequer pelo pódio.
Excluirmanda quem pode (estrella galicia queria o tito rabat no lugar do inglês), obedece quem tem juízo (marc vds)
ResponderExcluirSe acerca Silverstone,se aclara futuro de británicos en #MotoGP.1-Bradley Smith ha renovado con Yamaha Tech3...como dijimos en @movistarplus
Scott Redding se acerca a Pramac Racing. Y por tanto, a 95%, su Honda en el MVDS sería para Tito Rabat. Gran noticia para Tito.
Y si Redding a Pramac,q pasa con Danny Kent?La Opción #MotoGP sigue vigente,pero en otro equipo con Honda Open.A confirmar en Silverstone
acho que o redding se deu bem nessa, aquela porcaria de cbr não anda nada e como a família marquez é quem dita as regras, duvido que teria alguma chance de andar de honda oficial...tinha saído um mimimi na rádio paddock mês passado, inclusive o fausto postou na coluna de hj ou ontem, que o alex rins será o futuro capacho do marquez na honda repsol...
ExcluirTambém vejo por esse lado...
ExcluirViñales seria a melhor opção ?? Com certeza, mas o moleque tem DNA de Predador na Cadeia Alimentar da MotoGP, e com MM por lá....
Se a Suzi não voltar a ser grande em pouco tempo,
o seu futuro é Yamaha.
Está claro que Honda / MM já estão preparando o terreno para substituir o Pedrosa....
O El Triste não consegue mais fazer o dever de casa direitinho..., ou seja, tirar pontos de Rossi e Lorenzo.
Lorenzo treinou no Brasil, evoluiu e aprendeu a usar os pneus duros, empata com Rossi usando, e vence quando usa os macios, só tragédia para tirar o título.
ResponderExcluirPra azar de muitos, parece que não há previsão de chuva até o momento....
ExcluirAssim sendo, menos uma opção (talvez a única) para Rossi / MM domingo.
Mugello e Silverstone são as melhores do Lorenzo....
Com a moto azeitada ninguém pode contra ele nestas provas.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirbom dia...
ResponderExcluir@AleixEspargaro: “No consigo tener la confianza que tenía en la primera mitad de temporada”
o 04 diz o mesmo...kkk...
A ausencia de confiança do Aleix chama-se Maverick e acho que o paralelo vale para o Dovi. Ambos ja ficaram para tras......
Excluire o carl 35 fechou com a lcr por mais 2 anos
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